Páginas

sábado, 12 de maio de 2012

Bernard Celebration

País: República Checa
Tipo: lager
Apresentação: garrafa 500 ml
Álcool: 5%
Temperatura ideal para consumo: 0ºC – 4ºC

A Bernard Celebration faz parte da família da lager clara (ou pale lager), porém é uma cerveja especial feita na República Checa. Diferente das mais comuns, sua garrafa lembra até uma espumante com uma tampa diferente que dispensa abridores. O líquido não é pasteurizado e é até fonte de vitamina B.

Primeiramente, antes de entrar em detalhes sobre essa cerveja, quero relembrar a recente história da Bernard. Em 1991, três homens (Stanislav, Josef e Rudolf) compraram em um leilão uma cervejaria falida localizada na cidade de Humpolec com o objetivo de produzir uma cerveja tradicional e não pasteurizada.



cervejaria antigamente

Em 2001, a cervejaria contou com a entrada de parceiros estrangeiros, o que aumentou sua notoriedade. A Bernard está presente em apenas 26 países, porém com o objetivo de crescer e criar uma marca famosa que poderá se familiarizar com todas as culturas em que estiver inserida.

cervejaria atualmente 

Visitei Praga, capital da República Checa, em 2011, não me lembro de ter visto a Bernard em supermercados. Em pubs, certamente, não vi a marca e nem pessoas comentando sobre. Em todos os países que visitei da Europa, sempre perguntava quais eram as melhores cervejas locais. Ninguém me falou sobre a Bernard. Uma pena, pois adoraria ter comprado a cerveja por um preço melhor (a garrafa de 500 ml custa cerca de R$ 12). Para falar a verdade, conheci a marca somente quando cheguei ao Brasil e comecei a pesquisar sobre cerveja.

Sobre a Bernard Celebration, sua fermentação leva de sete a dez dias, a maturação trinta dias e mais sete dias para a fermentação em garrafa. Um mês e meio para ser feita e o resultado é uma cerveja de qualidade. Com uma cor dourada, um pouco turva, possui um aroma suave. O sabor surpreende por ser um pouco forte com um leve amargor (me lembrou até a Leffe Blonde).

Bernard Celebration

O grande lance da Bernard é que, durante a produção, é preservado todos os valores nutritivos, com fonte de vitamina e outros elementos bons para a saúde. É uma marca diferenciada já que substitui a pasteurização por um processo de microfiltragem.

Uma curiosidade, a cervejaria possui sua própria casa de malte, que foi comprada pela Bernard somente em 2001, mas existe há 140 anos.

 casa de malte

Enfim, é uma cerveja para ser apreciada, não é muito refrescante, mas com a refeição certa se torna incrivelmente prazerosa. Lembrando que não são somente vinhos que acompanham na mesa, a cerveja é uma ótima opção.

Uma dica, quem viajar pela Europa, vale muito conhecer a República Checa. Detalhe que lá a cerveja é mais barata que água. O pessoal bebe muita cerveja MESMO e tem de todos os tipos. Os pubs são demais também. Além de tudo ser lindo no país, as noites lá são bem legais com direito a muita cerveja barata. Só cuidado com o chopp quente (experimentei alguns lá e não curti).

NOTA BERNARD CELEBRATION: 9

Um comentário: